sábado, 14 de janeiro de 2012

Feiras e passeios a pé pela cidade

O dia amanheceu lindo na Cidade, porém muito quente. Aproveitando o dia para fazer uma boa caminhada - e que caminhada!! - fui passear nas feiras do Centro. A começar pela da Rua do Mercado, que eu ainda não conhecia e adorei! Fui a convite da Verônica da Umu Design, que somente hoje conheci pessoalmente e é uma fofa! Fui comprar um porta-vela em crochê e ela ainda me presenteou com um coraçãozinho perfumado! A foto roubei do facebook dela...


A feira fica em ruas do Centro Histórico, próximo ao Centro Cultural dos Correios. Tem música brasileira ao vivo, e não é tão cheia como a do Lavradio, tem muito espaço e várias sombras. E muitas artes lindíssimas, tem mandalas feitas de LP, artes em pet, tecido, bolsas... Ah, comprei uma bolsa linda da Dona Consuelo da Santa Mistura. É também uma simpatia, suas artes em tecido são muito bonitas e têm um bom preço.



Também comprei uns brinquinhos em crochê na barraquinha da Sãmehy - foi o marido dela que me atendeu na verdade, mas ela é quem faz as peças pelo que me disse.


Depois foi a vez da feira da Praça XV, um lugar onde você recorda de tempos de infância, viaja na história! Tem colecionadores de rótulos antigos, tem gente vendendo caixas de lápis importados fabricados há mais de 50 anos, brinquedos antigos, ferramentas antigas, móveis, roupas, medalhas militares, livros, revistas... E em cada barraca que você pára vem sempre um vendedor contar uma história. Não fosse a temperatura, o passeio teria sido perfeito. De lá, fomos ao CCBB ver a Exposição sobre a Índia e a de Numismática. Também a exposição que está na Casa França-Brasil, sobre tesouros. E como estávamos próximo ao museu da marinha, fomos fazer o passeio da Ilha Fiscal. A guia Rosa é um espetáculo, uma senhora que conta a história do lugar com tanta animação que contagia! 




E pela primeira vez entrei no castelinho, que na minha infância acreditava ser do Mickey. :) Haja pernas para tanta andança! Na volta para casa ainda entramos na Arlequim, um lugar fantástico dentro do Paço Imperial... Fiquei com vontade de comprar um destes discos - pelos títulos sugestivos mas tive de resistir... Ah! E um filme de David Lynch e Werner Herzog que não conhecia,  My Son, My Son, What Have Ye Done.



Se a fila não estivesse tão grande teria sido mais uma comprinha... Ainda volto lá um dia com mais calma (e mais dinheiro no bolso, hehehe!). É impossível não se render a tanta arte, tanta música, tantos filmes raros! Já usando minha bolsa nova...



Cansada, só me restou fazer um lanchinho com o que tínha na geladeira mesmo, nada de pilotar o fogão neste calor! E olha lá minha a velinha comprada na barraquinha da Verônica sendo estreada...


Ah, e quero deixar a dica a todos que vejam o filme Um conto Chinês, um filme muito gostosinho de assistir, o mais recente do ótimo Ricardo Darín. Virgínia, veja logo, ainda está passando no Estação Botafogo! ;)

5 comentários:

  1. Lindo post. Já estou divulgando!
    Muito obrigada pelo carinho! Adorei conhecer vocês!
    Bjs e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia!
    Obrigado pela visitinha =) que delicia de passeios, fui uma vez ao Rio mas quase não deu p conhecer muita coisa pois fiquei só 2 dias, fui no Cristo, no shopping da Barra e passeei por Copacabana, sem contar que estava muito chuva, pretendo voltar para conhecer lugares como esses q vc foi, amo feirinhas!!! hehehe!
    Bjks e uma ótima semana.
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marília, sou carioca e nunca fui no Cristo, acredita? Gosto muito de passeios por lugares não muito usuais, quando vier ao Rio novamente será um prazer te mostrar a cidade. Beijos!

      Excluir
  3. Muito fofo o seu cantinho. Adorei.
    Estou te seguindo e ficarei feliz com sua visita.
    Bjs
    Léia

    ResponderExcluir
  4. AMEI SEU CANTINHO!! MUITO ACONCHEGANTE!!! JÁ ME TORNEI SEGUIDORA...QUANDO DER ME FAÇA UMA VISITINHA OK?? BEIJINHOS DOCES...FABIANE

    ResponderExcluir