quinta-feira, 28 de junho de 2012

Troquinha de tecidos

Esse Facebook nos trouxe contatos preciosíssimos, novos clientes, mais incentivadores... mas também hoje conheço vários artesãos muito talentosos, todos nesse caminho há muito mais tempo que eu e mamãe. Como isso aconteceu? Vamos ver se lembro...

A primeira pessoas que conheci foi a Danni Ribeiro, da Malagueta Craft. Um dia, procurando imagens de corujas na internet dei de cara com o blog dela, em um post cheio de fotos de corujinhas. A leitura do blog dela é uma delícia, não tem como passar só pelas imagens. Acho que em seguida eu a adicionei no Facebook, dias depois vi lá uma agenda que ela tinha feito para alguém, encomendei uma. Desde então fiquei no pé dela, tadinha!, fazendo perguntas e mais perguntas sobre como é ser um artesão em tempo integral. A Danni sempre me tratou com muito carinho, e sempre me respondeu a todas as perguntas com bastante paciência, aprendi muito com essa menina...

Um dia ela me convidou para fazer parte de um grupo do Facebook - se não me engano o nome era Artesãs do Rio de Janeiro - criado por Wanessa Alves e Renàtá Viál, para troca de idéias. Logo o nome mudou, pois um novo integrante do sexo masculino foi adicionado, o Marcelo Dutra. Passou a se chamar A Mistureba Bacana, e a Cristiane Sevilha - criativa para apelidos como ela só - nos apelidou carinhosamente de Misturebitos. Hoje o grupo conta com setenta integrantes, nem todos ativos.

Nós nos ajudamos o tempo todo, seja indicando clientes, fornecedores, meios de divulgação, configurações de loja, eventos, cursos... A sensação que tenho é de que somos quase uma cooperativa de artesãos associados, mas chega a ser até mais do que isso. Os Misturebitos lutam juntos quando há algo de errado acontecendo, incentivam-se uns aos outros, compartilham histórias de sucesso... Somos como uma família.

Infelizmente, como até então eu era uma artesã de tempos livres - trabalhava no artesanato após uma jornada de trabalho numa empresa de no mínimo nove horas de duração, nunca pude participar muito nas ações do grupo. Aliás, até dia 6 ainda estou nesse ritmo... Felizmente, neste último sábado consegui participar da segunda Troquinha de Tecidos organizada pelo grupo. Comecei a trabalhar cedo nas corujinhas, saí para almoçar na rua e de lá segui para a Tijuca, para o Atelier Venha Conosco onde o encontro aconteceu. A Danni já estava lá e me recebeu com um lindo sorriso e um abraço apertado, como quem se conhece há anos! O Marcelo Dutra eu já havia conhecido na semana anterior, quando fui buscar os tecidos que ele trouxe de Minas. Nota dez esse Marcelo, adora fazer a gente rir, e me deu várias dicas sobre os negócios virtuais. E pela primeira vez vi ao vivo a Renàtá Viál, a Fabiane Machado, a Sonia Zuccheli, a Clarissa Muniz e a Tia Vera, nossa anfitriã. Adorei!!! Estou ansiosa pelo próximo encontro, que provavelmente vai ser o último da Danni, minha mentora neste ofício mesmo sem ela saber, que está de partida para malaguetar muito por Anápolis.


8 comentários:

  1. Você é uma fofa mesmo, hein! Adorei o post, o que falou sobre mim. Ah! Estou toda boba agora! ^_^
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  2. Flavinha!!! Adorei o post, seu blog também é uma delícia. Foi muito bom ter te conhecido pessoalmente e com certeza nos encontraremos muitas vezes. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!!! Adorei te conhecer também, e pude ver de pertinho como seu trabalho é lindo!! A bolsinha da Danni é maravilhosa! Parabéns, flor! Beijos.

      Excluir
  3. Oi Flavinha!!!

    Que bom dar passos novos e ainda encontrar no caminho novo, pessoas maravilhosas!!!
    Parabéns!!! Você merece tudo de bom!!!

    Fique com Deus!!!
    Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai quel legal menina!
    Queremos participar também.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querem mesmo? Então na próxima eu aviso!!! Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Que bom esse encontro, essa associação, essa troca de experiências. Fico acompanhando aqui de longe, mas quando me aposentar aguardem mais uma artesã em tempo integral.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir