terça-feira, 15 de maio de 2012

Casa do Artesão

Hoje fui a Botafogo me cadastrar no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Fui muito bem atendida pela Glória, funcionária do Governo do Estado que parecia ser a coordenadora do local, ela teve muita paciência de me explicar como a Casa do Artesão funciona e quais são os benefícios do cadastramento.

O espaço também tem em várias peças à venda confeccionadas por artesãos de todo o estado, muita coisa bonita! É um ótimo lugar para se encontrar peças artesanais para presentear um amigo ou decorar a sua casa. Algumas peças da Corujinha já ficaram lá expostas. Se você tiver a oportunidade de passar pela região, passe para fazer uma visita na Rua Real Grandeza, 293 - Botafogo.

Retirei estas informações do site oficial do programa:

O Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é coordenado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis). O objetivo é desenvolver o artesanato no estado, permitindo a geração de mais emprego e renda, melhorando a qualidade de vida dos artesãos e de toda a cadeia produtiva do setor.


Entre as ações do programa estão:
- o cadastramento de artesãos, para que se tenha um registro atual do total aproximado existente no estado, o que vai ajudar na melhoria da elaboração de políticas públicas;
- articulação com municípios e artesãos para participação em feiras, exposições e fóruns no território fluminense e em outros estados;
- exposição de trabalhos na sede do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, na Cidade do Rio.
- a aplicação no estado das diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


Para desenvolver o programa, a Sedeis tem como parceiras diversas entidades, como associações e grupos de artesãos, além de instituições da área de comércio e serviços, prefeituras e o governo federal.

Se você também é artesão e ainda não se cadastrou, consulte os programas do governo de seu estado. Para os artesãos do Rio de Janeiro: http://www.programadeartesanato.rj.gov.br/

Antes de ir a Botafogo eu passei na Saara - como sempre - e mandei fazer um carimbo com a nossa mascote... Aqui está:


Recomendo a loja, fica na Rua dos Andradas, 36 e se não me engano o nome da pessoa que me atendeu é Genilda - muito atenciosa por sinal! Aproveitando para dar crédito à criadora do jogo americano na foto, a senhorita Bia Santana. Este é o blog dela: http://blog-dabia.blogspot.com.br/.

6 comentários:

  1. Oi Fla! Que legal saber que vc se cadastrou, eu já andei dando uma olhada nisso, mas ainda não me cadastrei. Tem que pagar alguma coisa? Como é? Não sei direito como funciona.
    Adoreeeeeeeeeeeeei o carimbo! Vou fazer um pra mim tb! =D Obrigada pela dica!
    Amei a foto tb!
    Obrigada! =D~
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Quanto ao carimbo, sugiro que você leve o arquivo da sua logo em arquivo de corel, que a Genilda ajusta do tamanho que você quiser lá. ;)

      Excluir
  2. Oi Bia, é completamente de graça! Você só precisa preencher um formulário que eles te dão lá, e também levar fotos dos seus produtos - pode ser uma só, se incluir vários deles. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já participei a muito tempo, na época eles me enviaram uma carta, nem tinha email, internet, rssrs, para retirar os trabalhos porque iriam mudar de local, algo desse jeito, mas nem fui... deixei pra lá. Relamente tem muita coisa legal. Talvez volte a fazer o cadastro, mais é tão longe, mas será um motivo de passear pela zona sul.Grata pela dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela! Faz muito tempo mesmo que estive lá pela última vez. Vou tirar um dia para ir visitar o pessoal da Casa e ver como estão minhas Corugildas por lá. Beijinhos!

      Excluir
  4. Olá corujinha, sou artesã moro em Macaé RJ e gostaria muito de de escrever no programa! como faço, você tem o tel de lá? Se você tiver e puder me passar agradeço. Meu email e fabianavianama@gmail.com
    Grata Fabiana Viana

    ResponderExcluir